A construção da avenida Perimetral Oeste, obra da Prefeitura de Aracaju, continua a todo vapor. Ontem, 24, uma comitiva de representantes do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), que está na capital sergipana esta semana para realizar mais uma missão de supervisão das obras executadas a partir do financiamento firmado com a instituição financeira, visitou o canteiro de obras e conheceu de perto os avanços. Os projetos financiados pelo BID integram o Programa de Requalificação Urbana de Aracaju – Construindo para o Futuro, e somam investimentos superiores a R$ 300 milhões para obras de grande porte, a exemplo da avenida Perimetral Oeste.
Acompanhados do secretário municipal de Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, e dos representantes da Unidade de Coordenação do Programa de Requalificação Urbana (UCP), os especialistas do BID estiveram em três das quatro etapas que compreendem a construção da nova avenida. De acordo com o secretário, as obras estão em estágio avançado, atendendo a todas as exigências e indicadores previstos pelo programa.
“A construção da Perimetral Oeste está avançando com uma rapidez muito grande. Tivemos um primeiro encontro técnico com os representantes do banco, no qual mostramos imagens feitas por meio de drone, em que já foi possível passar uma impressão muito positiva e isso vai refletir. No mês que vem faremos o que é denominado de análise de carteira, onde será analisado o quanto já foi investido e gasto, para fazer as projeções para o futuro. Então, nesse momento, estamos com uma impressão muito satisfatória da obra”, aponta o secretário.
A obra para construção da Perimetral Oeste está ocorrendo em quatro etapas, respeitando as particularidades de cada uma delas. A nova avenida vai do bairro Jardim Centenário até o Lamarão, um total de 7,5km de extensão. O projeto vai fazer a mobilidade urbana de Aracaju avançar ainda mais com requalificação urbana e infraestrutura para acelerar o desenvolvimento de regiões vulneráveis da cidade.
“Temos na primeira etapa a construção de uma ponte. Na segunda etapa temos obras do bairro Bugio, onde tem pouco trabalho de aterro, mas muito trabalho de recapeamento. E a terceira etapa é onde realmente acontece a Perimetral, uma etapa muito interessante, porque é onde vemos toda evolução do trabalho que estamos fazendo, de recalcar o solo. É nesta etapa onde está sendo construído todo o aterro em cima do mangue, e onde estamos fazendo um trabalho específico, por se tratar de uma área com solo muito mole, necessitando de algo muito preciso e cuidadoso. A quarta etapa já está licitada e, tão logo o pessoal da Ação Social negociar a retirada dos moradores, nós iremos começar a executar a obra”, explica o secretário.
Fonte: Prefeitura de Aracaju
Foto: Sérgio Silva