A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (22) a operação ‘Falsa Central’ em quatro municípios do Brasil, com o objetivo de desarticular um grupo suspeito de causar prejuízos de mais de R$ 10 milhões a 200 correntistas do Banco do Estado de Sergipe (Banese). Foram cumpridos seis mandados de prisão e 12 de busca e apreensão em Carmópolis (SE) e nos municípios paulistas de Praia Grande, Jacupiranga e Guarulhos.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Sergipe, o grupo é liderado por um hacker paulista que criou sistemas maliciosos que facilitam a obtenção de dados dos clientes, além de central de atendimento que simula a do banco ao qual a vítima é cliente. A investigação apontou que o hacker alugava e vendia o serviço criminoso para outros golpistas.

A operação ‘Falsa Central’ é relacionada apenas a vítimas que são correntistas do Banese, mas há fortes indícios de que os criminosos lesaram clientes de outros bancos em várias partes do país. Segundo a delegada Maria Pureza, que coordena a Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), antes de entrarem em contato com as vítimas, os criminosos faziam uma engenharia social, estudando toda a vida da pessoa e já entravam em contato de posse de informações pessoais que levavam a vítima a acreditar que estava falando com o atendente de seu banco.

*Com informações do G1 Sergipe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil sobe 47 posições em ranking de liberdade de imprensa

    O Brasil deu um salto de 47 posições no Ranking [...]

  • Ministério das Mulheres e MDS firmam parceria para apoiar mulheres em situação de dependência psicoativa

    Os ministérios das Mulheres e do Desenvolvimento e Assistência Social, [...]

  • Seplan e Seteem realizarão Seminário de Capacitação para o Projeto Conecta-SE

    O Governo de Sergipe, por meio das secretarias de Planejamento, [...]

  • Reajustes dos trabalhadores do serviço público federal injetarão R$ 16 bilhões na economia em 2025

    A partir desta sexta-feira (2/5), mais de 570 mil servidores [...]

  • Maio Laranja mobiliza unidades de saúde e escolas em Aracaju para prevenir o abuso sexual infantojuvenil

    Durante o mês de maio, a Secretaria Municipal da Saúde [...]