Preocupada em garantir maior segurança e integridade física dos alunos e funcionários da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Aracaju capacitou equipes escolares para lidar com situações emergenciais, um trabalho que se soma às demais ações realizadas pela administração municipal para reforçar a segurança das escolas municipais.

O curso garantiu a qualificação de gestores, diretores, coordenadores pedagógicos e agentes de portaria da Secretaria Municipal da Educação (Semed) sobre a prevenção e segurança nas escolas, diante da possibilidade de situações violentas, e serviu, ainda, para tranquilizar pais de alunos quanto à segurança ao deixarem seus filhos nas instituições de ensino do município.

Para Andrezza Nunes, mãe de Ana Júlia Nunes Gomes, de 3 anos, e de João Arthur Nunes Gomes, de apenas 1 ano, saber que os profissionais da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista João Oliva Alves, no bairro Santa Maria, onde seus filhos estudam, assim como os das demais instituições de ensino da rede passaram por uma preparação para situações de emergência a deixou mais segura.

Mãe de aluno, Andreza Nunes

“Quando começamos a acompanhar os casos nas outras cidades, e as notícias falsas de possíveis ataques por aqui, eu fiquei em pânico. Nem queria mandar meus filhos para a escola, mas a diretora disse para eu ficar tranquila porque os profissionais iam passar por uma preparação. E também percebo todo o cuidado com a segurança, desde o porteiro, que não deixa qualquer pessoa entrar. Sabendo desse curso de formação que teve, me sinto mais segura. Toda a atividade aqui é filmada, tem câmeras, tem sirene de emergência e todos os professores, cuidadores estão preparados para qualquer situação. Então, me sinto acolhida em deixar meus dois bebês, que são tão pequenininhos”, conta Andrezza.

O mesmo sentimento é compartilhado pela dona de casa Maria Auxiliadora Tavares Figueiredo, que voltou a levar a filha Ellen Jasmine Figueiredo, de 5 anos, com tranquilidade para a escola.

“Confio em Deus porque antes de a gente colocar os nossos filhos nas mãos dos homens, a gente coloca nas mãos de Deus. Mas, também, confio muito na segurança da escola porque são escolas bem padronizadas. Temos profissionais competentíssimos que cuidam dos nossos tesouros, nossas maiores riquezas estão aqui dentro, que são nossos filhos. Estou muito feliz por saber que os profissionais receberam mais uma formação e estão ainda mais preparados”, pontua Maria Auxiliadora.
Protocolo
A Prefeitura de Aracaju disponibiliza em seu site oficial o Protocolo de Emergências nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Aracaju, elaborado pelas Secretarias Municipais da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), da Educação (Semed) e da Comunicação Social (Secom).

O documento, voltado para o combate à violência nas escolas, aborda as principais orientações que norteiam as unidades de ensino para possíveis situações que ponham em risco a comunidade escolar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Diversas Leis Estaduais garantem apoio às mulheres vítimas de violência

    Em Sergipe, 712 pessoas denunciaram casos de violência contra a [...]

  • Demanda por crédito deve ficar forte no quarto trimestre, diz pesquisa

    Instituições financeiras avaliam que a demanda de crédito deve permanecer [...]

  • Nova Via Litorânea formará cenário de lazer e estímulo ao turismo na capital

    A nova Via Litorânea, construída pela Prefeitura de Aracaju no [...]

  • R$ 4 bilhões: indústria naval vai gerar 10 mil empregos e contribuir para descarbonização

    Com investimentos superiores a R$ 4 bilhões, maior na história [...]

  • “Um Quê de Negritude”: Dança, cultura e resistência no palco do Teatro Tobias Barreto

    No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o [...]