Sergipe acompanha uma das disputas mais acirradas dos últimos tempos pela única vaga para o Senado federal.
A delegada Danielle Garcia ainda mantém a liderança, seguida muito de perto por Valadares Filho. Eduardo Amorim sempre esteve entre esses três primeiros lugares, mas, agora, foi ultrapassado por Laércio Oliveira, que demonstra possuir musculatura para enfrentar os últimos dias de campanha.
Pesquisas realizadas pela empresa ECM Edição Comunicação e Marketing, através do seu braço ECM PESQUISAS, devidamente registrada na Receita Federal, bem como no Conselho Federal de Estatística, neste último sob número 8517, demonstra uma ascendência incontestável do Progressistas na corrida para o Senado.
O candidato Laércio Oliveira, que amargava em julho um percentual de apenas 1,65% das intenções de votos, antes de ser escolhido como candidato da situação, pulou para 8,93% na primeira semana de setembro e, na última pesquisa, deu um novo salto, chegando aos 12,87% e colando nos adversários que estiveram na dianteira desde o início da série.
A pesquisa realizada em julho foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob número SE- 04834/2022, ao passo que a de 11/09 foi registrada sob número SE-00682/2022.
Na pesquisa atual, o universo pesquisado foi de 40 municípios do estado de Sergipe; Tamanho da amostra: 3100 entrevistas; Margem de Erro: 1,76%; Intervalo de Confiança: 95%; Trabalho de Campo: dias 09 a 18 de setembro de 2022 e registro: SE – 03577/2022.
A seguir, planilhas e gráficos para as questões espontâneas e estimuladas.
Como se pode ver pelos dados colhidos, há um empate técnico entre os 4 candidatos, enquanto o Henry Clay fica distante da cabeça pela disputa.
Observa-se, ainda, que há uma constante gráfica entre os candidatos Valadares Filho, Danielle Garcia e Eduardo Amorim, pe4rmanentemente emparelhados, enquanto Laércio Oliveira traça linhas claramente ascendentes.
Essa tendência, se mantida, demonstra evidências de possibilidades do Progressistas chegar ao final do pleito na dianteira.