Petrobrás garante que a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), instalada em Laranjeiras, será fechada até o final do primeiro semestre. A iniciativa faz parte do processo de saída integral da produção de fertilizantes, anunciado em setembro de 2016 pela companhia.
A Petrobrás alega que a decisão de encerrar as atividades produtivas da Fafen-SE e da Fafen-BA é devido às perspectivas de perdas da companhia. Segundo a estatal, a Fafen-SE apresentou resultado negativo de cerca de R$ 600 milhões no último ano. Enquanto que a Fqafen-BA apresentou resultado negativo de cerca de R$ 200 milhões em 2017.
REAÇÕES
O governador Jackson Barreto emitiu uma nota afirmando que irá à Brasília pedir a intervenção do presidente Michel Temer no caso e que foi informado pelo presidente da Petrobrás, Pedro Parente, que nenhum funcionário será demitido.
“De imediato, coloquei para o presidente a minha preocupação com os funcionários da fábrica e com o futuro do meu estado. São centenas de empregados. Ele disse que nenhum deles seria desempregado, já que existem outras unidades que atuam com mão de obra semelhante à dos trabalhadores da Fafen e que eles iriam ser reaproveitados nestas unidades”, disse.
O vice-governador Belivaldo Chagas também emitiu uma nota expressando a sua preocupação com os funcionários da fábrica. “Minhas maiores preocupações neste momento são com os trabalhadores e com as consequências negativas para a economia do estado. Quero me solidarizar com os funcionários sejam das atividades diretamente relacionada ao funcionamento da Fafen, sejam daqueles provenientes dos empregos indiretos, com o governador Jackson Barreto e com o povo de Sergipe que também será prejudicado com esse fechamento”, afirmou.
EM BRASILIA
Deputados e senadores da bancada sergipana em Brasília se reunirão na manhã da próxima quarta-feira (21) no gabinete da senadora Maria do Carmo (DEM). Os oito deputados federais e os três senadores do estado irão se reunir com o governador Jackson Barreto para discutirem soluções e possibilidades de reverter a decisão do fechamento da Fafen-SE.
Fafen-SE
Em operação desde 1982, a unidade tem como principais produtos ureia fertilizante, ureia para uso industrial, amônia, gás carbônico e sulfato de amônio (também usado como fertilizante).