A efetivação do piso salarial nacional da enfermagem será o tema de uma audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados na terça-feira, dia 18. A audiência contará com a presença de personalidades importantes, incluindo os ministros da Saúde, Nísia Trindade ; da Fazenda, Fernando Haddad; da Casa Civil, Rui Costa; do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso e entidades que representam hospitais, trabalhadores em hospitais e prefeituras.
O deputado Bruno Farias (Avante-MG), solicitou o debate e justificou a importância da audiência ao destacar que no Sistema Único de Saúde (SUS), o grupo de enfermagem é responsável por uma parcela significativa das ações na atenção básica e dos processos de saúde em geral, representando entre 60% a 80% dessas atividades. Ele afirmou que a proteção dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem na promoção, manutenção e recuperação da saúde do povo brasileiro é primordial para garantir o princípio maior da Constituição Federal, que é a aprendizagem da pessoa humana.
A audiência pública será realizada às 9 horas no plenário 7 e tem o objetivo de discutir a efetivação do piso salarial nacional da enfermagem, uma demanda antiga da categoria que busca a valorização e o reconhecimento pelo trabalho fundamental que promove na sociedade brasileira.
Foto: UNIT