O comandante da Polícia Militar, coronel Alexsandro Ribeiro, se reuniu ontem com integrantes da coordenação do Centro de Referência de Direitos Humanos LGBTI+ da SSP para alinhar estratégias de atendimento a grupos vulneráveis.

O encontro foi solicitado pelo Centro de Referência, com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento do protocolo de atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade pelos agentes de segurança pública.

Na ocasião, o coronel Ribeiro explicou que “essa conscientização já vem sendo trabalhada durante os diversos cursos de formação promovidos pela Polícia Militar, mas, ainda assim, a corporação pretende ampliar o debate para as demais unidades”.

A importância da formação dos profissionais de segurança pública para atuar na defesa dos direitos da sociedade foi enaltecida pelo coronel Fábio Rodrigues Cardoso, responsável pelo assessoramento de assuntos pertinentes à organização operacional, ensino e instrução da PMSE.

“A Polícia Militar como defensora dos Direitos Humanos e, geralmente, a primeira a atender às ocorrências envolvendo esse tipo de conflito, está constantemente buscando aperfeiçoar os seus procedimentos. Como resultado, estamos incrementando cada vez mais entre nossos policiais o respeito à individualidade e à padronização dos atendimentos”, explicou.

Por conta da complexidade da sua função no ambiente democrático, os profissionais de segurança pública vêm sendo qualificados e atualizados periodicamente, no que diz respeito à conduta e às responsabilidades inerentes à sua atuação. Nesse sentido, o coordenador do Centro de Referência de Direitos Humanos LGBTI+ da SSP, subtenente Helenilton Dantas, se colocou à disposição para contribuir com o aperfeiçoamento das ações.

“Nos reunimos com o comando da Polícia Militar com o objetivo de decidir estratégias de capacitação dos policiais militares para prevenir situações de violência contra os grupos vulneráveis, tais como mulheres, idosos, crianças, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua e a comunidade LGBTQI+ . Como contribuição, colocamos a estrutura do Centro de Referência da Secretaria de Segurança Pública à disposição, composta por uma rede protetiva e de prevenção à violência e criminalidade”, confirmou.

Ainda durante a reunião, a coordenadora de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade da SSP e agente de Polícia Judiciária, Abigail Souza, elogiou a disposição do coronel Ribeiro no desenvolvimento de pautas relacionadas aos Direitos Humanos e Cidadania.

“O coronel Ribeiro tem sido muito importante para o fortalecimento dessa formação continuada do policial militar, que precisa ser qualificada e voltada para as pautas dos direitos humanos e da cidadania. Por tudo isso, estamos aqui para reiterar a necessidade de ter um conhecimento apurado sobre o tema, sempre alicerçado no exercício desses valores”.

Também participaram da reunião a coordenadora da Ronda Maria da Penha da Polícia Militar, capitã Fabiola Góes; a psicóloga do CRDHLGBT+ e tenente do Corpo de Bombeiros, Rosangela Santos e a tenente da Polícia Militar Elisângela Bonifácio.

 

Fonte: Ascom/PMSE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Natal com Mobilidade será lançado nesta quinta-feira, 28

    Desde 2018, o setor de transporte tem se mobilizado para [...]

  • TJSE decide pela continuidade da licitação do transporte público da Grande Aracaju

    O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) acatou recurso interposto [...]

  • Soul Beauty & Spa comemora dois anos de sucesso

    O salão de beleza e barbearia Soul Beauty & Spa, [...]

  • Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

    O governo enviará, combinado ao pacote de corte de gastos [...]

  • Museu Afro-Brasileiro de Sergipe celebra cultura negra com três exposições

    O Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, localizado em Laranjeiras e administrado [...]