Vice-governadora, Eliane Aquino, esteve no município para apresentar à gestão municipal e também às referências técnicas da cidade a importância do investimento na primeira infância

Dando continuidade às ações do Sergipe Pela Infância (SPI), programa do Governo de Sergipe que tem como foco desenvolver ações inter-setoriais para crianças de zero a seis anos, a vice-governadora Eliane Aquino esteve nesta quarta-feira, 11 de agosto, no município de Poço Redondo. A ida ao município teve o objetivo de apresentar à gestão municipal e também às referências técnicas da cidade a importância do investimento na primeira infância.

De acordo com a vice-governadora Eliane Aquino, o trabalho intersetorial é fundamental para o sucesso das ações do SPI. “Muitas vezes há uma cultura de olhar para o usuário final dos serviços como alguém que utiliza tão somente a Saúde,  a Educação ou a Assistência Social e na grande maioria dos casos as pessoas que precisam de um serviço também necessitam dos outros. É necessário que todos trabalhem para a população de forma integral e aí sim tanto a criança como sua família serão cuidadas como necessitam”, pontuou a vice-governadora.

Para o prefeito Júnior Chagas, o programa Sergipe Pela Infância é importante para toda a população poço-redondense. “Recebemos com muita alegria a Caravana do Sergipe Pela Infância, porque ela visa o desenvolvimento da qualidade de vida da população como um todo. Eu já tinha sobre conhecimento sobre o programa e o nosso desejo é que todo o estado de Sergipe possa fazer parte dele, porque trabalha com a infância desde a gestação até os seis anos de vida, ajudando, por exemplo, a diminuir os índices de mortalidade infantil. Estamos de braços abertos para o Sergipe Pela Infância.

Alan Juliano é técnico de geoprocessamento e no SPI trabalha com a sistematização de dados da população infantil. De acordo com ele, o Sergipe Pela Infância também tem o objetivo de gerar dados qualificados sobre o público-alvo do programa. “Os municípios foram escolhidos através de um grande arcabouço de variáveis e indicadores e identificados como mais necessitados da atuação do programa. A partir da adesão dos municípios ao SPI surgem novos indicadores multidimensionais e que ligam informações nacionais, estaduais e municipais das áreas de Assistência Social, Saúde e Educação para avaliar a qualidade prestado à primeira infância no município”, explicou o técnico.

Sergipe pela Infância

O programa Sergipe Pela Infância nasceu em 2019 e é dividido em três eixos: Gestar e Nascer; Brincar e Crescer; e Desenvolver e Aprender. Em todos eles a ideia é mapear as ações já realizadas e que podem ser aprimoradas, bem como traçar estratégias de trabalho colaborativo entre, principalmente, as áreas de Saúde, Educação e Assistência Social que beneficiem as crianças desde a gestação.

Tendo como público-alvo 17 municípios sergipanos, a metodologia do SPI consiste em realizar webinários (vídeoconferências) de sensibilização dos municípios e visitas às localidades para dialogar diretamente com os gestores municipais e construir conjuntamente políticas públicas na área da primeira infância.  Após a ida aos municípios, o Governo de Sergipe continuará dando apoio de formação para os técnicos municipais no tocante à primeira infância.

Já tendo percorrido dois dos 17 municípios que estão em seu alvo prioritário, mais visitas e formações estão previstas para os próximos dias.

Foto: Danilo França

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Hemose realiza homenagens para Dia Nacional do Doador de Sangue

    Nesta segunda-feira, 25, será comemorado o Dia Nacional do Doador [...]

  • Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou  a atualização [...]

  • Sergipe alcança a menor taxa de desemprego da história

    A informação foi confirmada pelos dados da Pesquisa Nacional por [...]

  • Taxa de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que dos homens

    A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% [...]

  • Setor aéreo registra o melhor outubro da história com cerca de 8,3 milhões de passageiros

    O setor aéreo brasileiro registrou o melhor mês de outubro [...]