O Poder Legislativo sergipano foi instituído através da Assembleia Provincial no ano de 1835. As reuniões eram realizadas no salão do Convento de São Francisco e, logo depois, na casa de balcão, vizinha ao Palácio do Governo, na cidade de São Cristóvão, então capital do estado.

Aracaju passou a ocupar este posto em 17 de março de 1855. Com isso, a nova sede foi instalada no Palácio Fausto Cardoso, onde hoje está a Escola do Legislativo João de Seixas Dória, no centro da cidade. Em 1987, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) se estabeleceu no Palácio Governador João Alves Filho.

Atualmente, a Alese conta com 24 deputados que cumprem um mandato de quatro anos. São eles os responsáveis por elabora as leis para beneficiar o cotidiano da população, além de fiscalizar os atos do Poder Executivo e investigar ocorrências de ilícitos, através das Comissões Parlamentares de Inquérito.

Os parlamentares podem receber os cidadãos em visitas ou ouvir suas demandas através de e-mails já que o objetivo é organizar a vida da sociedade. Por este motivo, é de suma importância a participação da população durante as sessões plenárias e em diversos outros momentos.

Os trabalhos podem ser acompanhados pela programação da TV Alese (Canal 5.2), inclusive com a transmissão ao vivo das Sessões Plenárias, Sessões Especiais e Audiências Públicas. As informações também podem ser obtidas com o site institucional, as redes sociais oficiais e participando das Sessões Itinerantes.

Fonte, Agência de Notícias Alese

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Nova regra exige que empresas avaliem riscos à saúde mental no trabalho a partir de maio

    A partir de maio deste ano, as empresas brasileiras terão [...]

  • Com reestruturação, Ligue 180 amplia atendimento à mulher

    A reestruturação da Central de Atendimento à Mulher - Ligue [...]

  • Governo de Sergipe garante kits escolares e fardamento para estudantes da rede estadual

    Cadernos, canetas, lápis e uniformes não são apenas itens básicos [...]

  • Políticos “frios” e “impopulares” não serão eleitos e nem reeleitos em 2026

    A eleição de 2026 já se iniciou nos bastidores da [...]

  • ARACAJU – “Vocês terão portas abertas para tratar de todas as demandas”

    Emília Corrêa enviará para a CMA projetos para criar e [...]