Em razão da queda nos números de novos casos confirmados e, consequentemente, da redução da procura por atendimento para síndromes gripais, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reformulou o horário de funcionamento do Centro de Triagem e Atendimento a Síndrome Gripal.
A partir desta quinta-feira (31) a unidade, que atende exclusivamente pacientes com sintomas gripais, passará a funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h (recepcionando e realizando coleta até às 18h), e estará fechada aos finais de semana.
Na procura por atendimento aos sábados e domingos, em fevereiro, a média foi de 432 pessoas atendidas, enquanto em março, a média foi 30 atendimentos nos finais de semana, o que representa uma queda de 93%.
“Reformulamos esse fluxo, mas mantemos o atendimento a toda a população aos finais de semana nos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva. As pessoas que apresentarem sintomas gripais podem buscar atendimento tanto no Centro de Triagem, quanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde, além da testagem, recebem medicação para continuação do tratamento em casa, se necessário”, explica a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.
Para os quadros com sintomas mais graves, o atendimento é realizado nas urgências do Fernando Franco e do Nestor Piva. Unidades estas que seguem ofertando esse tipo de atendimento em regime de plantão 24 horas, todos os dias.
Números
Em fevereiro, a Secretaria Municipal da Saúde contabilizou 38.333 atendimentos de síndrome gripal em UBSs, hospitais municipais e Centro de Síndrome Gripal. Já em março, foram 22.543, o que representa uma diminuição de 41,1% nos atendimentos. A queda tem relação com o índice de vacinação da capital: 568.863 pessoas já receberam primeira dose; 507.414 pessoas receberam segunda dose e 270.991 receberam a dose de reforço.
Com informações da SMS