O Pré-Caju, uma das prévias carnavalescas mais aguardadas do Nordeste, está prestes a invadir a Orla de Atalaia na próxima sexta-feira, dia 3. Enquanto a alegria e a música contagiam a cidade, a atenção deve ser redobrada quanto aos cuidados com a saúde e com a imunidade. A combinação de aglomerações, música alta e celebração é um prato cheio para a propagação de vírus.
Portanto, é fundamental que os foliões estejam conscientes e adotem medidas para se proteger e proteger os outros. “É muita gente junta respirando, tossindo, falando e eliminando gotículas de saliva, se aglomerando. Há uma maior chance de se contaminar com doenças respiratórias e do trato gastrointestinal. Além das viroses, o período é marcado por privação de sono, e excesso de transpiração, consumo aumentado de bebidas alcoólicas e alimentação em locais de pouca higiene”, explica a médica infectologista Drª Mariela Cometki.
Drª Mariela Cometki, médica infectologista
A especialista lembra que é possível se divertir, mas sem esquecer de que a responsabilidade e a solidariedade são fundamentais para cuidar da sua saúde e da saúde de todos ao seu redor. Para evitar maiores complicações, as pessoas devem estar atentas com a imunidade, além de se policiar com algumas atitudes.
“Exames periódicos para correções em fragilidades da imunidade são importantes. Esse investimento pode ser um grande trunfo e te livrar de diversas doenças oportunistas. Hidratação vigorosa, sonecas prolongadas, uso de preservativo e atenção para aquele lanchinho de fim de festa, no mais, muito ânimo para aproveitar a folia”, destaca a médica.