Com o programa Cultivando Cidadania, a Prefeitura de Aracaju promove segurança alimentar para famílias em situação de vulnerabilidade a partir da implantação de hortas comunitárias. O programa possibilita geração de renda e o senso de comunhão nas localidades em que está inserido.

Desde 2017, o Cultivando Cidadania é desenvolvido pela Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (GSAN) da Secretaria Municipal da Assistência Social, e envolve um trabalho realizado por moradores da capital vinculados aos  Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e inseridos no CadÚnico.

Com o objetivo de estimular o trabalho na horta e o autoconsumo de produtos orgânicos, o programa leva em consideração a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. De acordo com a agrônoma e coordenadora do Cultivando Cidadania, Tâmara Oliveira, a iniciativa proporciona também melhor convivência entre os moradores da comunidade.

“O Cultivando Cidadania promove o consumo próprio de hortaliças de qualidade, assim como permite incremento de renda, com a venda nas feiras. Além disso, há a troca, a convivência com outras pessoas, com a comunidade. É também uma forma de produzir sustentável, mais ecológica”, explica.

É a partir do programa que diversas famílias em vulnerabilidade social têm acesso a alimentação balanceada e saudável, inclusive com acompanhamento de um nutricionista. Os participantes contam também com a presença de agrônomos que acompanham todo o processo de plantio e cultivo dos produtos e orientam sobre cuidados com o solo, iniciativas de irrigação e uso de adubos e substâncias orgânicas de combate às pragas.

Desta forma, as famílias aprendem, na prática, técnicas de plantio, colheita e venda de produtos sem agrotóxicos. Após a colheita, os participantes possuem autonomia para usufruir dos alimentos plantados, seja para consumo próprio ou para geração de renda, por meio da venda em feiras livres, como na “Feirinha Agroecológica” que acontece a cada 15 dias na sede da Prefeitura de Aracaju.

Unidades – O programa abrange sete hortas comunitárias, localizadas em equipamentos da gestão municipal e estadual, e que estão situadas em diferentes regiões de Aracaju. Além da UBS Irmã Caridade, na comunidade do Aloque, a horta comunitária do Cultivando Cidadania pode ser encontrada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Tancredo Neves,  no bairro Ponto Novo; na Emef Jornalista Orlando Dantas, no bairro Olaria; na Escola Estadual 11 de Agosto, no Getúlio Vargas; na unidade da Fundat localizada no Jardim Esperança; no Cras Maria José Menezes Santos, no Coqueiral; na Casa Lar Nalde Barbosa, na Farolândia; e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Irmã Caridade, na comunidade Aloque.

Para fazer parte do Cultivando Cidadania basta se dirigir ao Cras de referência ou entrar em contato por meio do número de telefone (79) 4009-7862, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30 e das 14h30 as 17h, exceto finais de semana e feriados.

 

Fonte: Prefeitura de Aracaju

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Glicia Kelline vai ministrar imersão presencial ‘Comunicação em Essência’ em Aracaju

    A treinadora Glicia Kelline está nos últimos preparativos para realizar [...]

  • Ministro garante que não faltarão recursos contra seca e queimadas

    O governo federal vai garantir todos os recursos financeiros necessários [...]

  • Marco na erradicação da pólio, gotinha dá lugar à vacina injetável

    A vacina oral poliomielite (VOP, na sigla em inglês), será [...]

  • Projeto Bolsa Atleta Estadual é aprovado na Alese

    O Projeto de Lei nº 338/2024, que institui o programa [...]

  • Sergipe vai sediar seminário de desenvolvimento técnico-científico em educação permanente no SUS

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da [...]