Com o intuito de estreitar a relação e o diálogo com a população do estado, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) desenvolve o projeto ‘Deso Comunidade’, que promove conscientização socioambiental com ações educativas. As atividades incluem desde apresentações e esclarecimento de dúvidas sobre a importância e funcionamento do saneamento básico, até a coleta seletiva em locais como praias e áreas de vegetação nativa.
“A empresa não é só uma companhia de água e que cuida do esgotamento sanitário. Há também uma preocupação em sensibilizar os usuários a respeito do uso consciente dos recursos hídricos e da preservação ambiental, de forma ampla. O ‘Deso Comunidade’ é um dos nossos programas para despertar o compromisso com o meio ambiente”, explicou o gerente Socioambiental (Gesa) da Deso, Mário Léo de Oliveira.
A iniciativa tem um olhar especial voltado às comunidades tradicionais, como as ribeirinhas, quilombolas e indígenas, onde a natureza desempenha papel fundamental nos modos de vida e de subsistência. “Recentemente fizemos uma atividade conscientizadora no povoado Castro, em Santa Luzia do Itanhy, município do sul sergipano, junto aos ribeirinhos locais, pois havia lixo sendo descartado de forma irregular nos rios. É aí em que entra o ‘Deso Comunidade’, difundindo conhecimento e sensibilização aos moradores”, explicou o coordenador de Educação Ambiental (Ceam) da Deso, José Jorge.
Ele afirmou que a atuação do projeto conta ainda com a parceria de outros programas da empresa, como o ‘Deso + Verde’, que distribui gratuitamente mudas arbóreas de espécies nativas, e o ‘Livro, liberdade para a alma’, voltado à doação de títulos literários e ao incentivo à leitura. “Tudo isso torna o trabalho ainda mais robusto. Também levamos ao conhecimento das pessoas o ‘Tarifa Social’, benefício da companhia que oferece desconto de até 50% na fatura de água para pessoas de baixa renda”, destacou Jorge.
Deso educa
Voltando-se à educação socioambiental, a Companhia também promove os projetos ‘Deso vai à Escola’, ‘Escola vem à Deso’, ‘Saneamento Expresso’, ‘Deso Comunidade’, ‘Deso Sustentabilidade’, e ‘Deso Colaborador’. Para consultar os detalhes, acesse o site da Deso e vá à seção “Educação Ambiental” na aba “Meio Ambiente”.
Fonte, Secom – Estado.