A “Mostra Ouricuri: artigos de decoração e gastronomia”, acontece nesta quinta-feira, dia 11, das 14h às 18h, na sede do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, em Aracaju. É a primeira mostra realizada pelo Projeto e a proposta do evento é a apresentação e a venda das coleções Mandalas e Mescla, desenvolvidas pelas mulheres do povoado Alagamar (Pirambu) durante as oficinas de Design em Palha. O evento é aberto ao público.

Através da introdução de uma metodologia de design nas oficinas da professora Dany Queiroz, as mulheres pesquisaram os produtos a serem elaborados, entenderam o público alvo, realizaram experimentos com novos materiais e acabamentos, dialogaram sobre a precificação das peças e, por fim, chegaram às coleções “Mescla” e “Mandalas” que serão apresentadas ao público durante a exposição.

“Foram meses intensos de trabalho e aprendizado, elas aprendiam comigo algumas questões técnicas e eu aprendia com elas sobre o manuseio e a preservação da palha. Fomos fazendo testes e eu deixei que elas usassem a criatividade coletiva delas. Chegamos aos produtos de decoração para casas de veraneio e a empolgação de cada uma ao longo do processo foi o mais gostoso de acompanhar”, declarou Dany Queiroz.

Mais de 20 mulheres se envolveram e se dedicaram para a confecção das peças, trabalhando em uma lógica de coletividade feminina e enfatizando a importância do processo de contribuir umas com as outras nas atividades.

“Mesmo que a gente tenha se dividido em dois grupos para fazer as coleções, de certa forma a gente complementa umas às outras, então eu vejo que tudo foi um trabalho em grupo. Nosso objetivo é fazer com que mais pessoas conheçam nosso trabalho e que o artesanato das mulheres de Alagamar seja vez mais valorizado na cultura do nosso estado”, disse Josilene Santos Tavares, artesã da palha do Ouricuri.

A Mostra Ouricuri: artigos de decoração e gastronomia é aberta ao público, e acontece na Rua Renato Santos Teixeira, nº 26, bairro Luzia, em Aracaju, sede do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, que é realizado pela Associação de Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), em parceria com a Petrobras e com o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Movimento de Catadoras de Mangaba de Sergipe (MCM).

 

Fonte: Ascom/PRSMS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sergipe registra aumento de 61% no registro de doadores de órgãos em 2024

    Na última quarta-feira, 30, equipes do Hospital de Urgências de [...]

  • Ponto facultativo e feriado: confira o funcionamento dos serviços municipais nos dias 1º e 2 de novembro

    Em virtude da transferência do ponto facultativo do Dia do [...]

  • Cerca de 77 mil mulheres aguardam mamografia pelo SUS

    Em junho deste ano, 77.243 brasileiras aguardavam por uma mamografia [...]

  • Sergipe ocupa a 2ª posição no ranking nacional do crescimento de empregos formais

    O estado de Sergipe ocupa a 2ª posição no ranking [...]

  • Vereador eleito, Maurício Maravilha quer colaborar com reestruturação do Plano Diretor de Aracaju

    Uma das revelações das Eleições 2024 foi o engenheiro civil, [...]