O Governo de Sergipe participou, entre os últimos dias 16 e 29 de outubro, do Seminário Gestão Macroeconômica para países de Língua Portuguesa, na província de Fujian, na China. A gestão foi representada pelo subsecretário de Programação Econômica e Orçamento da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), Felipe Almeida; e pela superintendente de Políticas Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Jéssica Santos.
A capacitação consiste em uma imersão no sistema financeiro e monetário do país, bem como em seus planos de abertura econômica para o mundo e suas reservas cambiais. Os representantes do Estado participaram do evento a convite do Consulado-Geral da República Popular da China. O momento proporcionou também interação entre os participantes, como representantes de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Troca de experiências
O curso se dividiu entre as províncias de Fujian, que concentrou a maior parte das atividades, e a de Chongqing. Em Fujian, os participantes se dividiram entre aulas práticas e visitas a espaços culturais e às zonas de comércio da China. Em Chongqing, foram realizadas visitas a um centro de indústria que reúne grande parte do e-commerce e de empresas de tecnologia.
Segundo Felipe Almeida, tudo o que tem sido colhido nas províncias vem da qualidade aplicada ao Planejamento e à execução do que foi planejado, destacando também o setor da economia digital e a forma como a China tem tratado o assunto. “Olhar para a estrutura do país nos ajuda a pensar os ajustes da nossa estrutura de governo e entender o quanto é importante um planejamento de qualidade. Na interação com outros países, pudemos ver o quanto Sergipe apresenta um bom desempenho nas ações de planejamento e execução orçamentária, especialmente se considerarmos a nossa atuação frente ao monitoramento, avaliação e acompanhamento das nossas metas e projetos estratégicos, além da construção do orçamento e o funcionamento do nosso ciclo orçamentário”, destacou.
Já de acordo com Jéssica Santos, seminário permitiu aos participantes conhecer a infraestrutura e o fluxo das cidades, percebendo a valorização cultural e atenção ao meio ambiente: “A importância para o Governo de Sergipe é fortalecer os laços de cooperação com a China. A experiência foi além da sala de aula, porque a gente pôde ver na prática como funciona o desenvolvimento chinês”.
Fonte, Secom – Estado.