De acordo com o levantamento feito pelo Setransp, enquanto que no ano de 2016 ocorreram 1.628 investidas criminosas contra o transporte coletivo metropolitano, no ano passado aconteceram 73 casos de roubo a ônibus. No comparativo entre 2020 – com 114 ocorrências – e 2021 – com 73 roubos -, a diminuição foi de 35,96%. Os números têm demonstrado também uma redução consecutiva desde 2016.
O secretário da segurança pública, João Eloy de Menezes, atribuiu a redução na incidência de roubos a dois fatores fundamentais no âmbito da integração. “Sem dúvidas nenhuma que nossa integração entre as polícias Civil e Militar tem sido fundamental para a diminuição da criminalidade. Temos equipes nas ruas fazendo abordagens e policiamento ostensivo e temos equipes investigando, identificando criminosos e mapeando áreas”, enfatizou.
“O segundo ponto que não podemos deixar de destacar foi o compromisso do Setransp em atender as nossas orientações para a melhoria da segurança no transporte público. Nos reunimos constantemente com os representantes do sindicato e eles entenderam que era primordial a melhoria das imagens das câmeras e o rápido repasse dessas informações para que pudéssemos ampliar as nossas ações de segurança pública”, pontuou.
Dados foram divulgados pelo Setransp