De janeiro a agosto deste ano a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) realizou o encaminhamento de mais de 2.151 cidadãos para entrevistas de emprego nos mais diversos setores, além de oportunizar aos cidadãos aracajuanos a captação de 619 novos postos de trabalho. Desse total, 207 trabalhadores foram efetivamente contratados ao longo do ano, gerando um percentual de empregabilidade de 33%.

O setor responsável pelo maior número de empregos efetivos foi a área da saúde, com 34 contratados entre os meses de janeiro e agosto. Em segundo lugar ficaram as vagas ligadas ao setor administrativo, onde 30 cidadãos conseguiram ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. A terceira posição do ranking foi ocupada pelos setores de vendas e atendimento, responsáveis por 26 contratações cada um no mesmo período. “É muito gratificante ver esses números, pois eles refletem todo trabalho e dedicação que as nossas equipes doam diariamente. Promover a empregabilidade é uma das missões da Fundat e agora, nessa reta final do ano, nosso foco serão os empregos temporários, afinal todos eles podem se tornar efetivos, basta que a oportunidade encontre o profissional adequado”, analisa a presidente da Fundat, Edivaneide Lima.

O diretor de empreendedorismo e empregabilidade da Fundat, Arnaldo Almeida, também comemorou os excelentes resultados e destacou a importância do trabalho conjunto na construção das oportunidades de trabalho para a população. “Estamos empenhados em fazer com que as pessoas mudem de vida através do emprego. O trabalho das equipes de empregabilidade da Fundat é fazer com que as empresas recebam para as entrevistas profissionais aptos e prontos para exercer suas funções, além de oferecer aos cidadãos boas oportunidades de trabalho. Tudo isso só é possível ser realizado de forma conjunta e estamos muito satisfeitos com os números obtidos, mas tendo a certeza que podemos melhorar sempre, seguindo as orientações da nossa presidente”, afirma Arnaldo.

Esses resultados são frutos também das ofertas de cursos e qualificações realizados gratuitamente pela Fundat ligadas a esses setores. Somente este ano, 421 pessoas participaram dos cursos voltados à saúde, 931 ao administrativo e mais de 1.770 aos segmentos de vendas e atendimento. “Sabemos o quanto o mercado de trabalho é competitivo e exigente, por isso fazemos sempre esse levantamento das maiores necessidades e procura por profissionais, para oferecer na nossa grade cursos que preparem os cidadãos para as oportunidades que surgem com maior frequência”, comenta a diretora de formação, Sandra Magna Rezende.

As vagas ligadas ao setor de produção alimentícia também têm se destacado na oferta de vagas. No período analisado, por exemplo, foram captadas 42 vagas de emprego, sendo 12 contratados e 472 pessoas qualificadas. “Isso é o resultado dos nossos esforços para qualificar e encaminhar os cidadãos aracajuanos, em especial nesse setor que tem potencial para empregar e também empreender, através da produção de bolos, tortas, chocolates e muito mais, pois são itens que vendem o ano inteiro. Já formalizamos 102 novas micro e pequenas empresas e até o final do ano ampliaremos ainda mais esse número”, garante a presidente da Fundat.

 

Fonte: Agência Aracaju de Notícias

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Glicia Kelline vai ministrar imersão presencial ‘Comunicação em Essência’ em Aracaju

    A treinadora Glicia Kelline está nos últimos preparativos para realizar [...]

  • Ministro garante que não faltarão recursos contra seca e queimadas

    O governo federal vai garantir todos os recursos financeiros necessários [...]

  • Marco na erradicação da pólio, gotinha dá lugar à vacina injetável

    A vacina oral poliomielite (VOP, na sigla em inglês), será [...]

  • Projeto Bolsa Atleta Estadual é aprovado na Alese

    O Projeto de Lei nº 338/2024, que institui o programa [...]

  • Sergipe vai sediar seminário de desenvolvimento técnico-científico em educação permanente no SUS

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da [...]