Uma das áreas que requer maior atenção de qualquer governo, seja ele federal, estadual ou municipal, é a saúde. Um dos maiores desafios do gestor é proporcionar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) políticas públicas efetivas, que se transformem em atendimento digno nas unidades hospitalares, em oferta de serviços com qualidade e ações que beneficiem toda a população. É um desafio que nem todos estão preparados para assumir, porque requer tempo, espírito público e vontade de querer transformar a vida das pessoas.

Foi pensando em buscar alguém com essas características que o governador do estado de Sergipe, Fábio Mitidieri, convidou o médico ortopedista, com residência médica em Ortopedia e Traumatologia e especialização em Cirurgia da Mão e Membro Superior pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP – EPM), Dr Walter Pinheiro. Nestes primeiros 100 dias de governo, as ações realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde já refletem positivamente na melhoria do atendimento aos usuários do SUS.

Com tantas urgências a serem resolvidas em uma área de tamanha complexidade, o novo secretário definiu as prioridades da pasta e caiu em campo, formou uma equipe competente e segue à risca o Plano do Governo do Estado, que busca, neste primeiro momento, agilidade e inovação para reduzir as filas de cirurgias eletivas (aquelas que não são urgentes), que ficaram reprimidas devido à pandemia da covid-19. Umas das metas é implantar o programa Opera Sergipe, com mutirões de cirurgias eletivas (hérnia; vesícula; histerectomia; pterígio), em parceria com hospitais filantrópicos e públicos.

Médico Dr Walter Pinheiro é o homem certo no lugar certo 

“Houve um represamento em tempos de pandemia onde todos os esforços foram direcionados para situações relacionadas à covid-19 e muitos atendimentos, cirurgias e procedimentos foram suspensos naquele período, fazendo com que essa fila aumentasse e, consequentemente, o tempo de espera desse paciente ser operado também aumentasse. Estamos com um projeto do governo, um plano que foi desenvolvido neste primeiro trimestre e está para ser deflagrado agora no próximo mês de maio. Um programa que vem com o hall inicial de 15 cirurgias que foram escolhidas de acordo com a sua prevalência e relevância e a disponibilidade de um recurso tecnológico para dar mais serenidade e transparência ao enfrentamento dessa fila”, confirma Dr Walter Pinheiro.

Além de estruturar o programa Opera Sergipe, o secretário de Estado da Saúde também elencou algumas iniciativas que ele considera como importantes nestes primeiros 100 dias de gestão e que estão fazendo muita diferença para a saúde pública. Dentro das ações, merecem destaque o termo de cooperação entre o Samu e o Grupamento Tático Aéreo (GTA) para o transporte de vítimas que estão em uma distância relevante, na qual o tempo de resposta faz a diferença; a criação de leitos no Hospital Regional de Estância para enfrentar a questão da saúde mental, as agências transfunsionais já em atividade no Hospitais Regionais de Propriá, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora do Socorro.

Governo inaugurou 21 leitos pediátricos de Alta Complexidade no Huse

Leitos pediátricos

No Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), foi entregue a reforma e ampliação da Unidade Pediátrica de Alta Complexidade com 21 leitos, sendo 11 com um isolamento na Unidade de Apoio Crítico Pediátrico/Área Vermelha e dez leitos com um isolamento na Área Amarela. Esses leitos chegam em um momento importantes, devido à sazonalidade que acontece em todo o Brasil e uma maior prevalência dos vírus respiratórios, como o Adenovírus e o Sincicial respiratório.

“É um momento bem difícil onde as portas de Pediatria estão sofrendo uma grande pressão e não é exclusividade aqui de Sergipe, é uma questão nacional esse tensionamento dos atendimentos pediátricos. Com a inauguração, nós passamos a ofertar um atendimento de qualidade para os pacientes da pediatria, mas, sem dúvidas, também demos um grande incentivo aos profissionais que aqui laboram. Foi sem dúvida uma ação muito importante”, afirma o secretário.

 Descentralização dos serviços

Uma das metas da nova gestão é descentralizar os serviços. Isso aconteceu com a tomografia do Hospital de Estância e de Glória, que já estão em funcionamento. “Muitas vezes, os pacientes precisavam se deslocar até a capital a fim de realizar um exame de tomografia, e agora eles conseguem ser realizados nestes regionais”, comenta Dr Walter. O programa Sergipe é Aqui, modalidade de disponibilidade de serviços na forma itinerante, onde a Saúde também participa levando seus serviços para mais perto da população, através das carretas da saúde do homem, da saúde da mulher, com palestras educativas promovidas pelo médico Dr Almir Santana, além dos testes realizados, o diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites, é um programa que resulta em um trabalho relevante, que tem uma grande procura pela população das regiões onde ele é realizado.

  A Secretaria Estadual de Saúde ampliou serviços para melhorar o atendimento à população

 Exames de arteriografia no HPM

Também nestes 100 dias de nova gestão, a Secretaria de Estado da Saúde passou a ofertar os exames de arteriografia dentro do Hospital da Polícia Militar (HPM), onde já se realizam cirurgias vasculares. Isso também tem tido um impacto muito positivo na linha de cuidado do paciente vascular e é uma demanda muito impactante. “A gente tem espaço para evoluir ainda mais. Acreditamos que no meio do ano possamos inaugurar o serviço de hemodinâmica do Huse, fechando todo esse ciclo de tratamento, com todas as etapas do tratamento do paciente vascular, a porta de entrada, com os exames e com os procedimentos de endovascular, que é um serviço de alta tecnologia”, frisou.

Parceria com os municípios

Para Dr Walter Pinheiro, a parceria com os municípios e com o governo federal é extremamente importante para o bom funcionamento dos serviços públicos de saúde. “Isso é interessante porque quando a gente fala do Sistema Único de Saúde, a gente tem que atentar para a participação, que envolve os municípios, o estado e o próprio Governo Federal. O SUS é uma gestão tripartite, cada um tem a sua parcela, sua responsabilidade dentro dessa linha de toda de cuidado que é da porta de entrada do paciente no serviço de saúde até a sua saída, seja ela uma cirurgia de alta complexidade e reabilitação”, comenta.

Com a constituição de 1988 e a regulamentação do SUS, agora ele é o maior plano de saúde do mundo, com acesso garantido e universal a todas as pessoas. O modelo foi inspirado na saúde britânica, mas que teve a customização para nossa realidade e ele vem evoluindo em um processo gradativo e ainda tem muitos desafios pela frente, que envolve a parte de financiamento e toda essa coordenação. Então, existem aquelas atribuições que são sim de responsabilidade do município, assim como as do estado e do governo federa, e isso tudo é pactuado e discutido nas câmaras e nos conselhos”, explica o secretário.

A Secretaria de Estado da Saúde também atua junto aos municípios nas regiões de saúde, através dos hospitais regionais. Segundo Dr Walter, essa parceria é muito relevante, na forma de um diálogo franco e aberto na qual o estado tem como apoiar e ajuda, inclusive com recursos e com repasses. “O município pode dar a contrapartida mostrando a sua evolução nos indicadores, que são importantes e são norteadores das ações públicas de saúde como a mortalidade infantil, o pré-natal, as doenças crônicas degenerativas, no que diz respeito à prevenção, fazendo com que, de certa forma, desague menos nos nossos hospitais gerais”, destacou.

Filas de radioterapia e de quimioterapia em tempo real

Oncologia

A oncologia é um tema bastante sensível e que exige uma atenção especial. Em Sergipe, existem três Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (UNACONs) , que são as três portas de atendimento para os serviços oncológicos: o Huse, o Hospital Cirurgia e o Hospital Universitário de Aracaju (HU). Em Sergipe, estão sendo construídos dois hospitais de tratamento para o câncer, o Hospital de Amor de Lagarto, que está praticamente pronto, aguardando apenas uma pactuação para definir o modelo de funcionamento, e o próprio Hospital do Câncer, que será construído ao lado do Huse.

“Houve uma paralisação das obras, mas foi vencido o imbróglio jurídico e a obra está a todo vapor. Acredito que o hospital será inaugurado no ano que vem, no segundo semestre. Estes novos equipamentos de saúde estarão contribuindo de forma sinérgica no enfrentamento ao câncer aqui no Estado de Sergipe. Vale ressaltar que no momento a gente está com as filas de radioterapia e de quimioterapia em tempo real”, disse o secretário.

O Secretário acompanha as ações e orienta as equipes

Para Dr Walter, os desafios estão postos e ele está pronto para enfrenta-los. Trazendo na bagagem sua experiência exitosa como superintendente do Huse durante dois anos e depois como Superintendente Executivo da SES, ele sabe da sua responsabilidade, por isso tem a coragem de levar esse trabalho com muita seriedade e profissionalismo acima de tudo. “Procurei encontrar nas pessoas os valores necessários para compor essa equipe que tem o perfil de lidar com as questões de saúde da forma mais humana possível e não abrindo mão, claro, dos processos administrativos”, pontuou.

“O desafio é lidar com um é um nível de dificuldade, acredito, grande em comparação ao do gestor da iniciativa privada, na qual eu me origino. Porque existem todos esses processos e rituais que devem ser seguidos e eles estão aí certamente com algum propósito, mas que de alguma forma deixa a gente tendo que dispensar uma energia muito maior para conseguir aquele resultado almejado dentro do processo que rege as rotinas. Contamos com a confiança do governador que me designou com a missão  de cuidar da saúde dos sergipanos e para promover os ajustes necessários no sentido de fortalecer cada vez mais o SUS,”, concluiu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Hemose realiza homenagens para Dia Nacional do Doador de Sangue

    Nesta segunda-feira, 25, será comemorado o Dia Nacional do Doador [...]

  • Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou  a atualização [...]

  • Sergipe alcança a menor taxa de desemprego da história

    A informação foi confirmada pelos dados da Pesquisa Nacional por [...]

  • Taxa de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que dos homens

    A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% [...]

  • Setor aéreo registra o melhor outubro da história com cerca de 8,3 milhões de passageiros

    O setor aéreo brasileiro registrou o melhor mês de outubro [...]