Após vencer os concursos Levanta Poeira (TV Sergipe) e Arranca Unha (Centro de Criatividade), ambos no final de semana passado, a Quadrilha Junina Século XX tornou-se campeã do concurso Seu Menino, organizado pelo Sesc/Fecomércio. A disputa final aconteceu na noite de ontem, 15, no arraial montado na praça General Valadão, centro de Aracaju. Com a vitória, a Século XX garantiu um prêmio de R$ 8 mil e troféu. A segunda colocada foi a quadrilha junina Meu Sertão, de Riachuelo. A terceira foi a Pioneiros da Roça, de Aracaju.
A Século XX, quadrilha junina mais antiga de Sergipe, fundada em 1964, tem pela frente mais três disputas de títulos nos próximos dias. Amanhã, dia 17, o grupo participa da etapa semi-final do concurso da TV Atalaia, a ser realizado nas dependências do shopping Aracaju Park, no bairro Industrial, e logo após participa da final do concurso do Gonzagão, promovido pelo governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte (Funcap).
Logo após essas duas disputas, a quadrilha Século XX viaja, ainda na madrugada de domingo, para representar Sergipe no concurso de quadrilhas juninas da Rede Globo Nordeste, na cidade de Recife (PE). Para essa viagem, os representantes sergipanos contaram como o apoio do governador Fábio Mitidieri, além de vários amigos que ajudaram direta e indiretamente na organização e levantamento de recursos.
Esse ano a Século XX apresenta em seu espetáculo o tema “Cortejo atemporal”, uma exaltação à sergipanidade através de uma viagem entre o tradicionalismo e a contemporaneidade na forma de dançar, vestir e agir nos festejos juninos. Durante a apresentação dos quadrilheiros da Século XX, o público tem a oportunidade de conhecer melhor algumas das manifestações folclóricas mais ricas de Sergipe, como o Cacumbi, São Gonçalo, Parafusos e ainda o Barco de Fogo.
Foto: Jorge Henrique