Elaborado a partir do Monitor de Secas da ANA, o material traz informações sobre a estiagem nos territórios sergipanos e projeções para os próximos meses

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) divulgou a análise de intensidade e impacto da seca em Sergipe durante o mês de agosto. Elaborado pela Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas, tendo como parâmetro dados disponibilizados pelo Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o material traz informações sobre a estiagem nos territórios sergipanos e projeções para os próximos meses.

Segundo a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro Silva, é possível observar que, de maneira geral, houve atenuação das condições de seca para a região do sertão e surgimento para as regiões do agreste e sul do estado, em comparação ao mês de julho. “Tais regiões apresentam no mês em análise intensidade de seca fraca, o que causa impactos negativos no plantio de culturas e nas pastagens”, explicou.

“Destaca-se que diante da climatologia e atuação do fenômeno climático El Niño, as condições para ocorrência de chuvas abaixo da média devem se intensificar nos próximos meses, bem como de altas temperaturas, o que favorece o aumento da evapotranspiração e, consequentemente, diminuição da umidade do ar e do solo”, acrescentou Wanda Tathyana, especialista que elaborou a análise.

Monitor de Secas

O Monitor de Secas, que tem como principal produto o Mapa do Monitor de Secas, é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca, cujos resultados consolidados são divulgados por meio do Mapa do Monitor de Secas. Essa iniciativa facilita a tradução das informações em ferramentas e produtos utilizáveis por instituições tomadoras de decisão e indivíduos, de modo a fortalecer os mecanismos de monitoramento, previsão e alerta precoce.

O objetivo do Monitor de Secas é integrar o conhecimento técnico e científico já existente em diferentes instituições estaduais e federais para alcançar um entendimento comum sobre as condições de seca, como: sua severidade, a evolução espacial e no tempo, e seus impactos sobre os diferentes setores envolvidos. Em Sergipe, a Semac é o órgão que atua no monitoramento de secas.

Mais informações podem obtidas no site: www.monitordesecas.ana.gov.br/mapa

 

 

Fonte: Agência Estado de Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Crianças e adolescentes sofrem com mudanças climáticas, alerta Unicef

    Com apenas duas semanas para as eleições municipais – e [...]

  • Governo e Banese apoiam a 25ª edição Jipe Show em Sergipe

    Sergipe é sede da 25ª edição do Jipe Show, evento que [...]

  • NAT divulga 55 novas vagas de emprego nesta segunda-feira

    Nesta segunda-feira, 23, um total de 55 novas vagas para [...]

  • Começa consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2024

    A partir das 10h desta segunda-feira (23), cerca de 511 [...]

  • EMÍLIA CORRÊA – “Eu farei a melhor gestão que Aracaju já teve”

    Candidata diz que aracajuano quer uma gestão que trabalhe para [...]