Mais de 30 mil profissionais do mercado imobiliário estiveram reunidos na Conferência REALTORS & Expo, convenção anual da National Association of Realtors(NAR), maior associação de profissionais imobiliário do mundo. O evento aconteceu em Chicago, nos EUA, entre os dias 3 e 6 de novembro. Na ocasião, foi apresentado ao público uma série de práticas que têm sido implementadas no mercado norte-americano – com resultados positivos. Técnicas de vendas e novas tecnologias úteis ao setor foram expostas por especialistas através de palestras e exposições. O Sistema Cofeci-Creci (Conselhos Federal e Regionais de Corretores de Imóveis), do qual o presidente do CRECI Sergipe, Sérgio Sobral, é diretor secretário, esteve presente. Foi uma oportunidade ímpar que todos os participantes tiveram de ampliar o networking com profissionais do mundo inteiro e conhecer produtos e serviços atuais na Realtors Expo.
Durante a convenção, Sérgio Sobral ministrou a palestra “Nordeste Brasileiro: Atrativos e Oportunidades”, pontuando características importantes da região. “Nosso Nordeste tem clima agradável o ano todo, um litoral maravilhoso com belezas naturais e praias paradisíacas e um subsolo rico em minérios. Além disso, em geral contamos com qualidade de vida, classe média forte e farta mão de obra especializada. Falei um pouco sobre este incrível potencial da nossa região, em especial do nosso Sergipe. Eventos como este são uma verdadeira vitrine para países como o Brasil, que estão no alvo de investidores. O Nordeste continua a bola da vez. Aqui em Sergipe, as imobiliárias e construtoras são em sua maioria pequenas e médias, ou seja, conhecem bem a cultura e as necessidades dos clientes, entre outros pontos que favorecem os negócios”, frisou o diretor secretário.
Num evento desta grandiosidade, com dezenas de milhares de corretores de imóveis presentes e 68 países interagindo, a bagagem de conhecimento trazida é extensa. “É louvável esta iniciativa do COFECI de participar de salões e convenções ao longo do ano. Mais uma vez colocamos um estande para apresentar as potencialidades do Brasil. Compartilhar as oportunidades que o nosso país – e a nossa região – oferecem é uma maneira de fortalecer nossa imagem e atrair a atenção de investidores. Fora as experiências que absorvemos dos outros países e modelos de negócios. Pudemos ficar a par de todos os lançamentos relativos a marketing, a tecnologias e à comunicação no mercado imobiliário. Um diferencial que percebemos por lá foi a forma como são ministrados os cursos e capacitações: os alunos se envolvem mais, participam mais. Vamos aplicar esta dinâmica aqui também, bem como estudar a possibilidade de aumentar a quantidade de capacitações ofertadas”, disse Sobral.
Portal Imobiliário
O presidente do Creci-SE voltou da Convenção NAR ainda mais engajado para concluir o processo de implementação de um portal imobiliário exclusivo para corretores de imóveis – que já está em construção. “A NAR tem o maior e melhor portal imobiliário do mundo, proporcionando excelentes parcerias entre corretores e imobiliárias. Temos que acompanhar o sucesso que esta iniciativa teve em países como Portugal e EUA. Em Portugal, o mercado imobiliário alavancou após a implementação deste portal, que estimulou parcerias e atraiu investidores. Hoje, por lá, o mercado imobiliário equivale a 52% da economia. Aqui no Brasil, equivale a 19%. Com as ações certas, este número pode aumentar. Como bem sabemos, o mercado imobiliário é um referencial de desenvolvimento de qualquer país: quando o setor cresce, alavanca toda a economia. O COFECI quer implantar o portal a nível nacional, e o CRECI Sergipe será o pioneiro. Acredito que será muito positivo ter os imóveis sergipanos/brasileiros numa vitrine, e os corretores de imóveis ligados ao mercado imobiliário mundial”, pontuou Sobral.