O Parque Tecnólogico de Sergipe (SergipeTec), participou nesta quarta-feira, 29, da equipe de organização do I Workshop em Hidrogênio Verde, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento integrado à programação da IX Escola de Química da UFS, foi direcionado aos alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e público em geral interessado na temática de Energias Renováveis e, em especial, na geração de Hidrogênio Verde.
A principal finalidade do I Workshop em Hidrogênio Verde foi divulgar as pesquisas desenvolvidas na área com o propósito de contribuir para a transição energética no estado de Sergipe. A palestra de abertura contou com as presenças da gerente administrativa de Transição Energética e Sustentabilidade da Câmara de Comércio e Industria Brasil –Alemanha (AHK), Fernanda Oliveira, e do sócio fundador da Agência Neue Wege, Ansgar Pinkowski.
Temas relevantes e de interesse do público foram abordados durante o Workshop. A coordenadora do Grupo de Pesquisa em Sensores Eletroquímicos e Nanomateriais (SENM), professora doutora Eliana Midori Sussuchu (PPGQ/UFS), apresentou a temática ‘Geração de Hidrogênio Verde Eletrodos e Carbonáceos Eficientes e Sustentáveis Empregando Biomassas Abundantes do Estado’. Já o tema ‘Hidrogênio de Biomassas e o Uso na Produção de Hidrocarbonetos Renováveis’ foi discorrido pelo coordenador do Grupo em Petróleo e Energia da Biomassa (PEB), professor doutor Alberto Wisnieswski Jr. (PPGQ/UFS).
O I Workshop em Hidrogênio Verde contou com a presença também de Pesquisadores do Laboratório de Automação, Controle e Simulação – LACS. O tema abordado foi “Desenvolvimento Integral de um Eletrolisador em Escala de Bancada”.
Como parte da organização do evento, o Parque Tecnológico de Sergipe (SergipeTec), marcou presença numa importante palestra; a pesquisadora de Projetos do Núcleo de Energias e Eficiência de Sergipe (NEREES), doutora Samia Maciel, apresentou o tema sobre “O Potencial da Biodigestão Anaeróbia na Produção de Hidrogênio de Baixo Carbono” . Ela avaliou o I Workshop de Hidrogênio de extrema importância para a comunidade científica, alunos, professores e o público em geral.
Hidrogênio Verde
As pesquisas que envolvem o hidrogênio verde estão alinhadas a noções ambientalistas, industriais e sociais. Levando em consideração, também, a preocupação com os compromissos de descarbonização da economia global, ele é considerado o combustível do futuro. A produção de energia através do hidrogênio pode ter diferentes classificações, referentes à fonte energética que será utilizada nesse processo. O hidrogênio classificado como ‘verde’ é aquele que tem em sua produção o uso de fontes de energias renováveis.
Fontes como energia solar e eólica se destacam em tal dinâmica, pois não emitem poluentes na atmosfera. Dessa forma, contribuem para reduzir o fenômeno do efeito estufa e ajudam a diminuir a difusão de carbono no planeta. O hidrogênio é o elemento químico mais abundante no universo, sendo difícil, entretanto, encontrá-lo de maneira isolada na natureza. Por essa razão, a viabilização de seu uso passa por diversos estudos referentes a processos de separação e as possíveis consequências dessas ações.
Fonte, Secom – Estado.