Há mais de três anos o Hospital da Criança (HC) Dr. José Machado de Souza promove atividades para deixar o ambiente hospitalar mais leve e a estadia no hospital mais leve, contribuindo para o bem-estar e recuperação dos pacientes. Uma das ações é a cinoterapia, que consiste na utilização de cães treinados para visita especial às crianças. A cinoterapia é uma parceria entre o Corpo de Bombeiros de Sergipe (CBMSE) e a unidade de saúde desde o começo do funcionamento do HC.  Mais uma vez os pacientes ficaram encantados com os cães Jolie e Zumbi, dois labradores com experiência em salvamento e que trabalham em ocorrências tanto em mata quanto escombros.

Com a intenção de levar alegria ao ambiente hospitalar, os cães, juntamente com seus responsáveis, passearam pelos corredores e enfermarias levando diversão e arrancando sorrisos das crianças internadas. Como explica o cinotécnico e sargento do CBMSE, Tiago Garcia, a cinoterapia é utilizada em conjunto com outros tratamentos médicos e profissionais, como psicólogos e fisioterapeutas. “À medida que a gente vai andando pelo hospital com os cães, percebemos a alegria e descontração das crianças. Atualmente contamos com três cães aptos para fazer esse trabalho de cinoterapia”, afirmou.

Além do Hospital da Criança, os cachorros também levam acolhimento para a oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). De acordo com Tiago, a visita tem uma boa aceitação, tanto dos pacientes internados quanto dos seus acompanhantes. Raquelayne Santos estava acompanhando seu filho Jessé Israel durante o período de internação e ficou encantada com a presença dos cães. “Nós temos uma cachorrinha em casa e nos fez lembrar de lá. Eu gostei muito dessa interação entre os cães e pacientes. Foi uma distração maravilhosa para meu filho, que está tratando uma anemia”, disse. Quem também aprovou a iniciativa foi a responsável por uma paciente e representante do Abrigo Sagrado Coração de Jesus do município de Laranjeiras, Cícera dos Santos. “Animal faz uma diferença enorme na vida das crianças. Na minha opinião, auxilia no desenvolvimento delas. Ficamos muito felizes com essa distração”.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Funcaju lança revista cultural Pipiri em formato impresso e digital

    A Fundação Cultural Cidade de Aracaju, órgão vinculado à Prefeitura [...]

  • Governo de Sergipe divulga programação da 50ª edição do Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras

    Reconhecido como berço da cultura sergipana, o município de Laranjeiras [...]

  • Brasil precisa de R$ 99,76 bilhões para recuperar e manter suas rodovias

    O investimento necessário para a reconstrução, restauração e manutenção do [...]

  • Ipesaúde reforça vacinação infantil nas férias escolares e oferece Sala de Vacina

    Manter o cartão de vacinação atualizado é uma ação fundamental [...]

  • Registro de déficit nas contas públicas municipais tornará 2025 ano desafiador para prefeitos

    Dados mais recentes divulgados pelo Banco central revelam que, apesar [...]