Para aqueles que optaram pelo pagamento parcelado do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de Aracaju, a terceira parcela vence nesta quinta-feira (7) na rede bancária credenciada (Banco do Brasil, Banese, Caixa Econômica, Itaú, Santander, Sincredi e Casas Lotéricas). Após o prazo, o contribuinte deve gerar um novo boleto.
Para consultar e gerar os boletos, o contribuinte deve acessar o Portal do Contribuinte, basta clicar no banner “Consulte seus débitos” e em seguida adicionar login e senha cadastrados. Caso ainda não possua cadastro na plataforma, basta clicar em “Cadastre-se” e adicionar os dados solicitados. Por fim, serão apresentados todos os débitos pendentes junto ao Município de Aracaju.
De modo a garantir a proteção dos dados pessoais, como determina a lei de Proteção de Dados, a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) fez algumas alterações no sistema de emissão dos tributos municipais e agora há uma pequena diferença na hora de acessar os débitos.
No caso do contribuinte pessoa física, o documento pode ser emitido na aba ‘IPTU’, ‘Consulta de débito’, digitando CPF e inscrição do imóvel. Já no caso do contribuinte pessoa jurídica, a diferença é que, ao invés do CPF, é necessário informar o CNPJ da empresa, bem como a inscrição do imóvel vinculado, ambos através do link https://fazenda.aracaju.se.gov.br/#/publica/contribuinte/consulta-debito/busca/IPTU.
O IPTU é o segundo tributo mais importante do Município, e 45% do montante arrecadado é aplicado na Saúde e na Educação. Os recursos são utilizados pela Administração Municipal, também, para assegurar o pagamento em dia dos salários dos servidores, investir em obras de infraestrutura e de urbanização e mais uma gama de serviços públicos.
Fonte: Ascom/PMA