Nesta semana, nos dias 12, 14 e 16, a Prefeitura de Aracaju, por meio de uma parceria entre a Secretaria da Saúde (SMS) e a Superintendência de Transportes e Trânsito (SMTT), realizará ações do TestAju e distribuição de máscaras, das 8h às 11h, no Terminal de Integração Manoel Aguiar Menezes, no bairro Industrial, região dos mercados centrais.
A ação do TestAju acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, com a disponibilização de 200 senhas para atendimento, por dia, e todos com resultados entregues em até 20 minutos. De acordo com a técnica da Vigilância Epidemiológica da SMS, Mariana Aragão, para realização do exame, a equipe faz a coleta swab, com o cotonete nas duas narinas.
“Todos os usuários de casos positivos, ao receberem o resultado, assinam uma notificação dando ciência da necessidade de isolamento pelo período de sete dias, seja ele sintomático ou assintomático, e são orientados quanto ao surgimento de sintomas. No caso dos sintomas moderados e graves, o paciente deve buscar atendimento nos Hospitais Nestor Piva ou Fernando Franco”, explica Mariana.

Uso de máscaras

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) também participa da ação do TestAju, distribuindo máscaras de proteção individual. Com isso, a Prefeitura orienta a população para a necessidade do retorno do uso de máscaras por indivíduos com sintomas gripais, idosos acima de 65 anos, imunossuprimidos, pessoas com doenças crônicas preexistentes, indivíduos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto em ambientes fechados, nas Unidades de saúde e no transporte coletivo, ou de grande circulação de pessoas, assim como a importância da manutenção dos cuidados sanitários e de completar o esquema vacinal.

Testagem

Na rede municipal, além das ações do TestAju em espaços públicos, os testes para detectar a covid-19 estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Só não realizam testes as Unidades Elizabeth Pita, Niceu Dantas e Porto Dantas.
“Também realizamos testagem no Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal, todos os dias, das 7h às 19h, com acolhimento até 18h, na Rua José de Carvalho Cunha, 2191, no bairro Coroa do Meio. Pessoas que tiveram contato com outras positivadas, também precisam ser testadas, mesmo assintomáticas, para que possam obedecer ao período de isolamento para que possamos quebrar a cadeia de transmissão e diminuir a circulação do vírus”, enfatiza Mariana Aragão.
FONTE: AGÊNCIA ARACAJU DE NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil e China firmam acordo para exportação de gergelim

    O Brasil e a China assinaram um acordo histórico para [...]

  • Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29/11

    O prazo para microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte [...]

  • Fraudes em ambiente digital: Brasil registra uma tentativa a cada 3 segundos no primeiro semestre

    No primeiro semestre de 2024, a cada três segundos houve [...]

  • É falso conteúdo dizendo que parcela de janeiro do Bolsa Família será paga junto à de dezembro

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate [...]

  • Governo de Sergipe reabre Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, em Laranjeiras

    No Dia da Consciência Negra, celebrado nessa quarta-feira, 20 de novembro, [...]