Músicas e homenagens abrilhantaram a noite da última quinta-feira, 5, no Santuário São José, em Aracaju. A Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) finalizou a série ‘Sons da Catedral’ com um concerto-homenagem aos 100 anos do santuário e contou com a presença de um público encantado com o espetáculo. Esse projeto é realizado pela Orsse há 15 anos em igrejas da capital e também do interior do estado. A Orsse é uma realização do Governo de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap)  e o concerto conta com a parceria do Santuário São José e Arquidiocese de Aracaju.

Entre as peças do repertório, foram apresentadas a Suíte Arlèsienne, de Bizet e o Romance para viola, de Max Bruch, e canções natalinas, tais como a Abertura ‘Radio City Christmas’, Noite Feliz, Spirit of the Season, O Primeiro Natal e Jesus Alegria dos Homens (Cantata 147 de Bach).

O maestro da Orsse, Guilherme Mannis, explicou que a apresentação foi muito plural, para todos os públicos. “O concerto de hoje foi o último concerto de 2024 da série ‘Sons da Catedral’, que transitou por diversas igrejas de Aracaju. Terminamos a série comemorando os 100 anos do Santuário São José, uma paróquia muito importante aqui na nossa cidade, com um grande concerto natalino, no qual mesclamos peças clássicas do nosso repertório a algumas peças de celebração do Natal É um conceito absolutamente plural, para pessoas de várias religiões, de várias denominações, para acolher a todos, por meio da música”, concluiu.

Para o padre Aélio Souza Nascimento, vigário do Santuário, receber a orquestra nessa celebração do centenário é honroso.  “Estamos aproveitando esse tempo de Natal, de adventos, de preparação para o Natal do Senhor e tivemos a alegria e a satisfação de receber a Orquestra Sinfônica do Sergipe para abrilhantar as festividades de nosso santuário. A orquestra sempre atrai, são músicas clássicas que acalmam o coração, trazem serenidade. Amor, paz, ternura, o tempo é propício. Percebo que as pessoas estão buscando a espiritualidade, seja ela qual for, estão em busca de Deus e a música tem esse poder de transmitir a graça divina”, explicou.

A professora aposentada Maria Isabel Valois é paroquiana do Santuário São José e ficou muito empolgada com o concerto em sua paróquia. “Achei muito lindo, foi muito bom, principalmente com o Natal se aproximando, fiquei muito feliz”, disse entusiasmada.

A arquiteta Carla Correia é de outra paróquia, mas foi prestigiar o concerto no santuário. “Eu gosto de ver, conheço alguns dos membros, que são da minha paróquia. Eu sempre vi tocar, é muito bonito. Foi uma oportunidade de conhecer a apresentação fora do teatro e ainda mais sendo natalina, foi uma novidade”, exclamou. Acompanhando Carla, dona Marlucia Correia também ficou muito satisfeita. “Sensacional, muito bonito, lindo, foi muito emocionante”, afirmou.

Edilma Braz é paroquiana do Santuário São José e já conhece a orquestra de outras apresentações. “Acredito que já assisti duas apresentações e cada uma superou a outra, de tão bonitas e hoje não foi diferente, sendo ligada ao natal e ao centenário da igreja”, revelou a funcionária pública.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Funcaju lança revista cultural Pipiri em formato impresso e digital

    A Fundação Cultural Cidade de Aracaju, órgão vinculado à Prefeitura [...]

  • Governo de Sergipe divulga programação da 50ª edição do Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras

    Reconhecido como berço da cultura sergipana, o município de Laranjeiras [...]

  • Brasil precisa de R$ 99,76 bilhões para recuperar e manter suas rodovias

    O investimento necessário para a reconstrução, restauração e manutenção do [...]

  • Ipesaúde reforça vacinação infantil nas férias escolares e oferece Sala de Vacina

    Manter o cartão de vacinação atualizado é uma ação fundamental [...]

  • Registro de déficit nas contas públicas municipais tornará 2025 ano desafiador para prefeitos

    Dados mais recentes divulgados pelo Banco central revelam que, apesar [...]