Cantor de Simão Dias recorda trajetória e agradece ‘presente de Deus’
O jovem Aldiran Santana que ganhava a vida na roça do Povoado Barroca, de Simão Dias, ouvindo as canções de Zezé Di Camargo e Luciano, cresceu e se transformou no fenômeno Unha Pintada. O cantor está estourado no Nordeste com sucessos de sua autoria da sofrência que misturam arrocha, brega e romantismo. A carreira solo do músico é ascendente, mas começou tímida há 6 anos e abriu portas para Adalgiza e Devinho Novais que também se destacam no mesmo seguimento. A agenda do sergipano está lotada e ele se apresenta nas principais festas do Nordeste.
“Comecei a cantar ainda adolescente nos povoados da região com um amigo que tocava violão. Depois acreditei na carreira solo e criei a marca, mas no início foi complicado. Jesus é meu empresário e sou muito grato a ele por tudo o que está acontecendo na minha vida”, comemora.
Mas como o Aldiran se transformou em Unha Pintada? “Desde cedo comecei a pintar a unha e isso chamava atenção na escola e família, as pessoas não entendiam. Vi o Cristian (da dupla com Ralf) pintando uma unha e achei bacana. Comecei a pintar todas as unhas e fui gostando, não parei mais de pintar as unhas de preto, mas o preconceito foi grande. Uma vez sentei ao lado de uma mulher em um banco, quando ela viu minhas unhas se assustou e saiu de perto de mim”, recorda.
Sucesso
Aos 31 anos, Unha Pintada colhe os frutos que plantou e comemora o sucesso. “Eu colhia milho na roça e agora colho o sucesso e muito carinho dos fãs. Agradeço a Deus e a todos que gostam do meu trabalho. Canto com o coração e passo para o público minha emoção. Sou romântico e os relacionamentos me inspiram”, orgulha-se.
Antes de alcançar o sucesso, Unha Pintada, se apresentava em barzinhos na zona rural de Simão Dias e conciliava com o trabalho no campo. “Sempre gostei de cantar e tive o Zezé Di Camargo como um professor. Em 2011 tive a ousadia de iniciar o projeto solo mas não tinha nome. Como eu já havia lançado esse estilo e já era conhecido como Unha Pintada na escola, a marca acabou se transformando em um personagem que também é conhecido pelas fãs como Gostosinho, isso porque brinco e sensualizo arrochando na sofrência no palco”, diverte-se.
“Não percebi quando virei artista porque tudo aconteceu de forma gradativa. Meu pai não acreditava no meu talento, mas foi me aceitando aos poucos e hoje se sente muito orgulhoso. Sempre tive paixão pela música e me emocionei quando conheci o Zezé Di Camargo em um show. Ele é a minha maior inspiração e me recebeu com muito carinho no camarim”, lembra.
Repertório
O repertório do show de Unha Pintada é baseado em canções autorais e sucessos de outros artistas. “Gosto de compor e cerca de 60% do repertório é de minha autoria. Minha esposa é a minha maior inspiração. Também gosto de ouvir casos de amor dos amigos e me inspiro. Romantismo, amor não correspondido ou traição são a receita para a sofrência. Me envolvo com tudo e escrevo”.
O maior sucesso de Unha Pintada é ‘Amor Inesquecível’, de sua autoria. “Escrevi a música após passar por uma decepção amorosa em uma tarde de sábado. A garota não me quis e eu sofri muito, mas não demonstrei. Eu estava apaixonado e foi muito difícil, mas a canção estourou e o público gosta”, orgulha-se.
Unha Pintada entra no clima do arrocha e garante que não fica parado no palco. “Danço e faço caras e bocas para as fãs. Elas enlouquecem e me apelidaram de Gostosinho. Tem que empolgar o público porque sou pago para levar diversão e toda a minha alegria. Me entrego totalmente no palco. O momento é mágico”.
O músico define o arrocha como uma mistura de ritmos. “O arrocha é uma evolução da seresta e é o resultado da junção do sertanejo, brega, bolero, forró e música romântica. O seguimento estourou na Bahia na década passada com sucessos de Asas Livres e Grupo Arrocha. Minhas referências do arrocha são Pablo, Tayrone Cigano e Silvano Sales”.
Gratidão e planos
Comemorando os 6 anos de carreira, Unha Pintada agradece e faz planos para o futuro.
“Tudo o que conquistei foi graças a Deus, ele me deu o dom, oportunidades e todo o carinho do público. Estou estudando técnicas vocais para apresentar um trabalho com melhor qualidade para os fãs. Sou muito apegado a Deus e sempre faço minhas orações antes do show começar para me fortalecer. Me concentro desde a viagem e foco no show. Sou católico, canto com a alma e sempre incluo músicas que glorificam o nome do senhor. Meu maior público foi o do Forró Caju de 2016. Vou gravar um CD e DVD e também fazer o clip do hit Amor Inesquecível com a presença de uma celebridade nacional”, promete.