Está circulando intensamente nas redes sociais, especialmente via whatsapp, um áudio de suposto grampo do ex-presidente Lula que teria vazado na internet, em que a liderança petista, em tom de desabafo e utilizando-se do escabroso vernáculo que lhe é peculiar, se queixa da delação premiada de Antônio Palocci e reclama, ao também dirigente do PT Rui Falcão, que algo deveria ter sido feito pelos seus companheiros para eliminar o ex-Ministro da Fazenda e evitar sua colaboração com as autoridades.
No áudio, que teria sido captado no momento em que Lula tomava conhecimento pela televisão das denúncias de Palocci contra ele, o ex-presidente aparenta extremo descontrole e fúria, ameaçando e desferindo impropérios contra todos aqueles que, na sua opinião, estariam contribuindo para incriminá-lo e destruir sua imagem.
Ao fundo ouve-se o noticiário de televisão acerca do depoimento de Palocci enquanto um suposto Lula, muito irritado, demonstra toda sua ira e nervosismo entre xingamentos e ameaças.
Em se tratando de um grampo verdadeiro, a gravação não é telefônica, mas ambiental, em que a voz de Lula é captada sozinha (junto com o áudio de noticiário televisivo) hipoteticamente conversando com Rui Falcão, numa suposta interlocução que não se consegue comprovar apenas ouvindo o áudio e que, por isso mesmo, tem sido distribuída com a mensagem de que se trataria de diálogo vazado entre Lula e Rui Falcão.
No entanto vale ressaltar que tem sido muito fácil a imitadores profissionais e até amadores emular a voz do ex-presidente e divulgar com relativa constância material inverídico, em áudio e até vídeo fraudulento, explorando de forma negativa a imagem do ex-presidente.
A fraude contra Lula
No presente caso trata-se de informação falsa (Fake News) disseminada pela internet. A voz não é de Lula. Foi uma voz alterada com recursos do App para Android The Voice Changer, o que se descobre depois de se examinar melhor o áudio com ferramentas apropriadas. Logo aparece a URL (endereço eletrônico) do programa que gerou a alteração no áudio original e da página da Appstore do GooglePlay, apontando para o programa que criou o arquivo.
Pesa ainda contra a autenticidade da gravação o fato dela ser muito esclarecedora, quase didática, como se fosse uma espécie de roteiro pré-fabricado, em que Lula, mesmo monologando, contextualiza os fatos detalhadamente, faz perguntas um tanto quanto óbvias e ainda oferece as respostas quase que teatralmente e de modo pedagógico, mesmo em meio a uma suposta e violenta alteração emocional, o que dificilmente seria possível ocorrer em conversa informal verdadeira e sob elevada pressão psicológica.
Um diálogo real entre dois amigos mais do que cientes do contexto dos acontecimentos possivelmente deixaria de fora informações fundamentais à compreensão dos fatos por pessoas alheias à conversação, já que o conhecimento prévio do assunto pelos interlocutores naturalmente provocaria lacunas na transmissão da informação detalhada, que impediriam o entendimento completo do tema por parte de terceiros.
É mais uma notícia falsa ( fake news ) contra Lula produzida com a deliberada intenção de prejudicar ainda mais a imagem do ex-presidente.
Clique no link abaixo, ouça o teor da gravação (Aguarde um pouco):