Amante da causa animal, o vereador Alexandro Nascimento (PSB) teve a ideia de criar um protótipo de um comedor para os animais abandonados na cidade. Feito com canos de PVC, o comedouro e o bebedouro ficam em pontos diversos de Capela, para aqueles animais que, segundo o vereador, não têm onde ficar.

Alexandro conta que antes de assumir o cargo de vereador da cidade já realizava ações em relação à causa animal, distribuindo comida aos abandonados, resgatando alguns e colocando para adoção.

“A ideia surgiu de uma pesquisa na internet, na qual eu acabei vendo alguns comedouros na Europa e em outros lugares do Brasil, e busquei formas de fazer um comedouro que tivesse um valor acessível e pudesse servir de exemplo para comunidade e pessoas que gostam de animais”, conta.

MÃOS À OBRA

Com ajuda de um carpinteiro, Alexandro criou um modelo de comedouro. E ao divulgar a iniciativa, teve uma surpresa. “A partir do momento que eu divulguei na internet, para minha alegria, recebi diversos pedidos da população solicitando comedouros. A ideia inicial era que eu mesmo abastecesse os pontos, mas várias pessoas se ofereceram para fazer o abastecimento. Então eu comecei a fabricar, do meu próprio bolso, e comecei a doar”, explica.

Hoje são 20 comedouros instalados na cidade, com mais dez que já estão fabricados e estão para ser entregues. “A nossa ideia é distribuir no município de Capela em torno de 50 comedouros”, destaca.

Alexandro ainda conta que municípios próximos a Capela também começaram a demonstrar interesse em possuir os comedouros. A primeira cidade fora de Capela a receber será Nossa Senhora das Dores. Segundo o vereador, cada comedouro tem o seu cuidador, para evitar atitudes maldosas de alguém que pode colocar veneno para os animais ou degradar o equipamento.

Em casa

Jizelia Marques foi uma das moradoras da cidade de Capela que optaram por ter um comedouro na porta de sua casa e conta que, ao ver a ideia do vereador, resolveu ajudar os animais de rua.

“Toda vida eu gostei e sempre criei animais e nunca tinha ajudado. Eu acho muito triste ver os animais na rua, passando necessidade. E como moro em frente a uma praça, sempre via os cachorros rasgando lixo para se alimentar. Então solicitei ao vereador um comedouro para colocar aqui na frente”, finaliza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil e China firmam acordo para exportação de gergelim

    O Brasil e a China assinaram um acordo histórico para [...]

  • Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29/11

    O prazo para microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte [...]

  • Fraudes em ambiente digital: Brasil registra uma tentativa a cada 3 segundos no primeiro semestre

    No primeiro semestre de 2024, a cada três segundos houve [...]

  • É falso conteúdo dizendo que parcela de janeiro do Bolsa Família será paga junto à de dezembro

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate [...]

  • Governo de Sergipe reabre Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, em Laranjeiras

    No Dia da Consciência Negra, celebrado nessa quarta-feira, 20 de novembro, [...]