Candidata diz que compromisso é transformar a realidade da população

 Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line

A reportagem do CINFORM ON LINE segue abrindo espaço para que os candidatos a prefeito de Aracaju possam apresentar suas propostas e colocar suas posições sobre temas adversos, em condições de igualdade, onde o eleitorado é quem vai avaliar o que está posto e fará suas escolhas. Nesta edição, nossa entrevistada é Yandra Moura (UNIÃO), que vem com discurso transformador e a promessa de uma gestão bastante propositiva para a capital sergipana. Yandra assume o compromisso de resolver os entraves da Saúde Municipal e quer empreender uma política social mais eficiente. Outra proposta é tornar Aracaju uma referência entre as cidades inteligentes. Confira a seguir esta entrevista exclusiva:

CINFORM ON LINE: Iniciando a entrevista, vamos à pergunta que não quer calar: de onde surgiu o desejo de disputar a Prefeitura de Aracaju? O que lhe motivou?

YANDRA MOURA: Costumo dizer que trago para essa disputa os anseios de uma jovem inquieta. Decidi colocar meu nome à disposição da população aracajuana porque durante a minha trajetória me deparei com pessoas que ainda não residem na chamada “capital da qualidade de vida”, apesar de ela existir no discurso. Essa inquietação me fez querer estreitar laços, me aprofundar numa jornada de bairro a bairro e ouvir os anseios da população, os problemas que os aracajuanos enfrentam todos os dias. A partir daí, identificamos o que deve ser mantido e o que pode melhorar, além de histórias e soluções que só um povo atento e resiliente é capaz de identificar. Por isso, coloquei o DNA dos aracajuanos no meu plano de governo, e permaneço firme e forte porque sei que posso contribuir para o avanço de Aracaju. O desejo inicial de transformar a realidade da população se transformou em um compromisso, e me sinto honrada, dia após dia, por ganhar a confiança de cada vez mais aracajuanos.

 CINFORM ON LINE: Aracaju é uma cidade que cresce de forma desordenada há anos por conta de um Plano Diretor desatualizado desde 2010. A senhora se compromete com a sua revisão já para 2025?

YANDRA MOURA: Quanto mais rápido conseguirmos destravar o Plano Diretor, mais controle teremos sobre a organização do espaço urbano de maneira sustentável e alinhada com as necessidades dos aracajuanos. Entretanto, por se tratar de uma ferramenta que irá definir as diretrizes norteadoras para a mobilidade urbana, uso do solo, infraestrutura e sustentabilidade, precisamos garantir a participação social e especializada na tomada de decisões. De que forma iremos extinguir as desigualdades e problemáticas que se perpetuaram por anos de desatualização do Plano Diretor sem ouvir a população? A nossa prioridade é a diminuição de desigualdades sociais através da oferta de equipamentos públicos, como escolas, hospitais e áreas de lazer que contemplem toda a população, e somente um plano articulado através do diálogo contínuo nos dará condições para isso.

CINFORM ON LINE: A licitação do transporte coletivo é a solução do sistema? A senhora tem alguma outra sugestão a respeito? Qual a sua posição?

YANDRA MOURA: A licitação é essencial partindo do ponto em que ela estabelece as diretrizes para definir a política tarifária, o aporte financeiro que deverá ser empenhado por cada município integrante do consórcio metropolitano, assim como as responsabilidades das empresas que executarão o serviço. Hoje, não há uma ligação entre o serviço que é ofertado e o valor pago pela população, já que a nossa frota está defasada, praticamente sucateada, e colocando em risco a segurança dos aracajuanos. Com a licitação, por exemplo, iremos definir a idade máxima para os veículos que fazem parte do sistema. Entretanto, o desafio é fazer com que o transporte público coletivo seja uma opção considerada por mais cidadãos que, hoje em dia, dão preferência aos veículos individuais, justamente por conta das falhas no nosso sistema. Por isso, pretendemos fazer uma transformação que transcende a infraestrutura da frota, uma transformação tecnológica e educacional, dando condições mais confortáveis e atrativas para o usuário, em paralelo à conscientização sobre os benefícios do uso do transporte coletivo para a mobilidade urbana.

CINFORM ON LINE: Um dos principais problemas da cidade encontra-se na falta de mobilidade, com diversos pontos de congestionamentos. O que pode ser feito para melhorar este problema?

YANDRA MOURA: Nosso plano de governo tem um eixo focado em tornar Aracaju uma referência entre as cidades inteligentes. Queremos apostar na integração de tecnologias avançadas para que uma nova engenharia de tráfego seja implantada, e uma das nossas propostas nesse sentido é a implantação efetiva dos semáforos inteligentes, que funcionarão sob demanda. Apesar de terem sido instalados em diversos cruzamentos de Aracaju, eles ainda não funcionam de modo a dar aos motoristas uma sensação de organização no trânsito. Esses semáforos funcionarão através de câmeras e sensores para monitoramento em tempo real, com um sistema que irá, de fato, ajustar o tempo de abertura dos semáforos de acordo com o número de veículos em cada via. A tecnologia vai nos permitir desafogar o trânsito, tornando a mobilidade mais eficiente, o que vai ajudar a diminuir esses pontos de congestionamento, principalmente nos horários de pico, beneficiando os usuários do transporte público e motoristas que trabalham com aplicativos de viagem.

CINFORM ON LINE: Como a senhora avalia a política educacional na rede pública municipal e o que propõe para inovar e melhorar?

YANDRA MOURA: Algumas obrigações legais do município, como a garantia do acesso a creches e pré-escolas, por exemplo, ainda não são cumpridas em sua totalidade. É lamentável o número de crianças na fila de espera por vagas em creches, já que há um déficit de mais de 4,7 mil, sendo 2 mil só na lista de espera da Prefeitura. Para contornar isso, vamos colocar em prática o programa Mãezona, como foco na construção de novas creches e ampliação das existentes. Já com o ‘Mais Creche Aracaju’, vamos pagar vagas em escolas privadas para crianças de 0 a 3 anos que aguardam atendimento na rede pública e conveniada. Esse será um investimento para suprir a carência de vagas na educação infantil. Também pretendemos ampliar o número de escolas em tempo integral de forma paulatina, preparando a infraestrutura dos prédios escolares e investindo em projetos extracurriculares, como atividades esportivas, artísticas, culturais e tecnológicas. Além disso, vamos focar na valorização e qualificação dos professores para atender a esse propósito e chegar na meta de 100% de professores com formação superior adequada à área de conhecimento que lecionam.

CINFORM ON LINE: O que o povo pobre de Aracaju pode esperar da sua gestão quando o quesito é Saúde Pública?

YANDRA MOURA: Um governo comprometido em garantir direitos fundamentais e cuidar das pessoas. Quero ser a prefeita que vai manter o estoque de medicamentos sempre em dia nas UBSs e acabar com a lista de espera interminável por atendimentos especializados. Além disso, vamos garantir que cidadãos que moram em áreas distantes de postos ou hospitais sejam contemplados com equipamentos públicos que atendam a sua demanda. Vamos construir o Hospital Municipal tipo 2, que atenderá casos de urgência/emergência, modernizar as UPAs Nestor Piva e Fernando Franco e colocar em prática os programas focados na saúde de grupos vulneráveis.

CINFORM ON LINE: Há sempre quem reclame da falta de uma política social eficiente na nossa capital. O que a senhora pensa em desenvolver, sendo eleita prefeita?

YANDRA MOURA: Operacionalizar o Sistema Único de Assistência Social através de parceria com os governos federal e estadual, além da comunidade, focando na proteção social. Os desafios são inúmeros: combater a insegurança alimentar, garantir moradia e oportunidades, assegurar o acesso a benefícios sociais, proteger grupos vulneráveis, entre outros pontos. Levando isso em conta, algumas das nossas ações são a criação de centros de atendimento à mulher em situação de violência, oferecimento de qualificação profissional para a juventude, promoção de um envelhecimento ativo e saudável para os idosos e a garantia de que pessoas com deficiência tenham igualdade de acesso a serviços, informação e participação cidadã. Também temos um programa focado em fornecer uma renda básica progressiva, começando pelas famílias mais necessitadas, e iniciativas para a implementação da busca ativa para ampliar o acesso a benefícios.

CINFORM ON LINE: Vencendo a eleição para a PMA, como a senhora pretende se relacionar com o governador Fábio Mitidieri e com o governo Lula? Existe algum tipo de aproximação política ou tudo ficará no campo institucional?

YANDRA MOURA: O governador Fábio Mitidieri é o líder do nosso grupo e um amigo que sempre me abriu portas. Como prefeita, vou contribuir para que possamos explorar o máximo do potencial de Aracaju rumo ao desenvolvimento econômico e o cuidado com as pessoas, e para que o estado de Sergipe, o menor do país, se consolide como um exemplo de governança e gestão. Sobre o governo Lula, acima de tudo, os entes federais, estaduais e municipais devem estar unidos em um só propósito, que é a garantia de direitos fundamentais à população. Então a minha gestão será a gestão do diálogo, seja ele político ou institucional, para que eu possa cumprir o compromisso que assumi quando coloquei meu nome à disposição e fui honrada com a confiança dos aracajuanos.

CINFORM ON LINE: Há quem diga que a senhora é muito jovem e tem pouca vivência na vida pública para administrar a capital. Isso pode te atrapalhar? É nítido que seus adversários (e alguns aliados) estão lhe atacando desde o início da campanha. É receio ou estão te subestimando?

YANDRA MOURA: Esse não é o primeiro e nem o único artifício utilizado para tentar descredibilizar a minha trajetória, que pode não ser muito extensa na ocupação de cargos eletivos, mas é motivo de muito orgulho para mim. Enquanto os meus adversários tentam criar narrativas, a população tem abraçado a minha candidatura, pois se enxerga no meu plano de governo, que foi construído com base na escuta ativa. Essa confiança vem sendo construída por mim, pois em 2022, quando fui eleita a primeira deputada federal por Sergipe com recorde de votos, busquei mostrar a força da mulher sergipana na Câmara. Tive quatro projetos aprovados em um ano e meio e me tornei titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), da Comissão dos Direitos da Mulher e da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Esses são resultados que atestam a minha competência e, com o apoio de tantos aracajuanos, não temo os ataques infundados.

CINFORM ON LINE: Como a senhora avalia o papel das Igrejas na Política? Entende que elas podem contribuir ou não devem se envolver?

YANDRA MOURA: Apesar de a fé ser um motor que movimenta a vida de diversas pessoas, como a minha, inclusive, acredito que esse espaço deve ser reservado tão somente à congregação entre pares que querem expressar sua religiosidade. Como políticos, podemos encontrar forças em Deus para passar pelas adversidades que aparecem na jornada, e a igreja é um espaço onde essa conexão se mostra ainda mais forte. Mas lá dentro, os títulos e cargos devem desaparecer.

CINFORM ON LINE: Qual a sua avaliação dos seus adversários considerando que todos já estão devidamente registrados? O que lhe incentiva a acreditar que pode vencer a eleição em Aracaju? Qual a expectativa de vereadores eleitos na Câmara Municipal?

YANDRA MOURA: Quando busquei novos caminhos para Aracaju, visitando todos os bairros e identificando os problemas que ainda persistem na nossa capital, também encontrei soluções, como disse anteriormente. A partir daí, trabalhei com minha equipe técnica para traduzir os anseios dos aracajuanos em um plano de governo robusto e plural, e acho que isso me destaca entre os meus adversários, pois o meu objetivo sempre foi trazer os cidadãos para o centro da administração. Acredito que é por isso que a minha candidatura tem sido tão abraçada, porque além do desejo por mudança, as pessoas enxergam que não há obstáculos para quem realmente quer fazer a diferença. E quando falo de suporte, considero também os vereadores, entre aqueles que buscam reeleição e os que estão na disputa pela primeira vez. Me sinto honrada por ter a confiança da maior parcela de parlamentares da atual legislatura, e acho que vamos eleger uma bancada plural, representativa, e que com sua independência nos ajudará a

construir a Aracaju do avanço.

CINFORM ON LINE: Concluindo a entrevista, que mensagem a senhora deixa para o eleitorado aracajuano? Qual é o direcionamento da sua campanha este ano?

YANDRA MOURA: O que peço é um voto de confiança para uma jovem inquieta e determinada, só preciso de uma oportunidade para fazer o trabalho da minha vida e retirar uma grande parcela de cidadãos da invisibilidade. Nesta campanha, nos esforçamos ao máximo para trazer luz às propostas que foram pensadas com base nas necessidades mais latentes dos aracajuanos, sempre com a certeza de que os problemas têm solução. Quando as adversidades chegarem, o diálogo será uma constante, podem ter certeza. Juntos, vamos construir a Aracaju da qualidade de vida e fazer com que ela seja uma realidade para todos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Partidos e políticos irão “esperar” Valmir para decidirem sobre 2026

    Diante do perfil deste colunista que é de dizer a [...]

  • OLHO EM 2026 – “Valmir continua sendo um nome forte para o governo”

    Adaílton teve audiência com o governador para tratar de assuntos [...]

  • Projeto Golfinho orienta crianças e adolescentes sobre prevenção de afogamentos

    O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) deu início [...]

  • Movimento Doa Sergipe realiza ações no Dia de Doar

    Com o objetivo de fortalecer a cultura de doação, mais [...]

  • Regularização fundiária chega a 100% em Tomar do Geru

    Nesta terça-feira, 26 de novembro, o prefeito Pedrinho Balbino (PP), [...]